segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RECEPÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO

        Nesta sexta-feira dia 24 de agosto de 2012, aconteceu a recepção do fogo simbólico da Pátria. Conforme orientação da liga de Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, estamos dando início à Semana da Pátria em Bom Jesus, com o acendimento da centelha do fogo simbólico que ficará em nosso município até o dia 7 de setembro.

O fogo simbólico da Pátria na sua 75° (septuagésima quinta) edição traz como tema Nacional: Barão do Rio Branco, em nível estadual: Guido Fernando Mondin e em nível municipal: Sr. Eduino Fernandes Fonseca.
Breve  Histórico da Vida de Eduino Fernandes da Fonseca
           O senhor Eduino sempre procurou definir sua trajetória, calcada nos princípios introjetados no meio familiar como: fazer o bem, ser justo, dividir, prover a família e respeitar o trabalho, a terra e a natureza. Ser um "dentro da cartilha" e evitar excessos, procurando manter os limites impostos, respeitando e exigindo o mesmo e incomodando-se com quem não os cumpria.
            A maioria dos trabalhos que executou, sempre estavam relacionados com pessoas, seja cuidando da aparência delas, quando tinha sua barbearia; transportando-as com conforto, quando sócio e motorista da empresa de ônibus Ubirajara, onde gerou riqueza interior e aprendeu a manejar questões difíceis, precisando ter, muitas vezes,  presença de espírito, perícia e cuidado ao dirigir na Serra da Rocinha ou atravessar por dentro de rios. Em outro momento da sua vida, teve um bazar, onde os clientes entravam e saiam, trazendo novidades e levando mercadorias, mas o comércio, por exigir um espírito competitivo e uma movimentação de aporte financeiro, que foi dificultada pelas sucessivas crises econômicas da época, não oportunizou o retorno esperado. O positivo foi a visão histórica e política dos pontos críticos e da exuberância que a realidade foi mostrando. Durante esse período, incrementou novamente o seu trabalho braçal, oriundo do contato com a terra, cultivo para prover o alimento e, conseqüentemente, uma preocupação com a manutenção das espécies nativas, o reflorestamento e o prazer de ver crescer, florir e frutificar. Esta perpetuação de espécies que, provavelmente, veio reforçar a busca da condição longeva para sua vida.
           Os princípios de justiça, responsabilidade e correção com os amigos, com a família e com o trabalho o aproximaram da oportunidade de atender a um convite para exercer a função de oficial de justiça "a doc", o que a fez por mais de 30 anos,com dedicação e zelo. Para cumprir seus mandados caminhou por quilômetros, pediu carona, andou de ônibus e a cavalo. As análises criteriosas nas avaliações, o  embasamento com dados dos cartórios, a datilografia dos laudos e a entrega destes, eram prazerosas e sempre acresciam algo em sua vida. Também cumprir a lei com respeito e exatidão, quando envolvia família e  crianças, principalmente, era motivo de ponderação ou angústia se deveria aceitar ou não o cumprimento daquela demanda. 
           Sempre contribuiu e ainda faz parte da história do município, ambos nestes cem anos, fizeram trocas, um aprendendo com o outro, portanto ser homenageado, reconhecido e investido de atenção, lhe enche de orgulho e também a sua família.
Parabens seu Eduino Fernandes da Fonseca
            .














Nenhum comentário:

Postar um comentário