Regulamentos

 Campeonato Citadino de Futebol de Campo

1- O Campeonato Citadino de Futsal, promovido pelo C.M.D. tem por objetivo incentivar a pratica esportiva e integrar os desportistas.

2- Nas partidas entre as equipes inscritas no C.M.D. serão adotadas oficialmente as leis da FIFA e o que constar neste regulamento.

3- Os jogos do Campeonato terão início na hora marcada no carnê, com tolerância de 20 minutos. Após este período dar-se-á W. O.

4- Qualquer comum acordo entre os participantes, deverá ter o consentimento do C.M.D.

5- O atleta escrito por uma equipe, não poderá trocar de equipe durante o campeonato.

6- Cada equipe poderá inscrever até vinte dois (22) atletas.

6.1- Só poderá jogar atletas que tiverem vinculo com o Município.

6.2- A regra descrita no item 6.1, valerá ainda para a equipe de Jaquirana, sendo a residência comprovada no referido município.

7- A equipe que utilizar jogadores irregularmente inscritos perderá seis (6) pontos na contagem geral e ganhará três (3) a equipe adversária.

8- Cada equipe deverá apresentar durante seus jogos uma bola em condições e uniforme completo (meias calção e camisetas numeradas).

9- Em caso de duas equipes possuírem uniformes iguais, aquela que estiver à esquerda do carnê deverá mudá-lo.

10- Somente poderão fazer parte do banco os seguintes elementos: onze (11) atletas reservas, um (1) técnico, um (1) massagista e um (1) médico, todos devidamente inscritos.

11- Somente poderão participar de jogos oficiais pelas associações disputantes os atletas regularmente inscritos no CMD.

12- Somente jogará a Equipe com o time completo, caso contrário perderá seis (6) pontos. A tolerância é de 20 minutos após o horário marcado para início da partida, caso contrário a equipe perde seis (6) pontos.

13- A equipe que ocasionar o segundo (2°) W.O estará automaticamente eliminada do campeonato realizado pelo C.M. D no período de um ano.

14-A equipe que ocasionar WO passará a ter o resultado de seus jogos em zero a um (0x1). OBS.: no caso de uma equipe ter ocasionado o WO, os seus jogos anteriores que foram vencidos passarão a ter o resultado de zero a um (0x1), para o adversário e, os que tiverem derrota ou empates continuarão a ter o mesmo resultado.  

15-   As súmulas das partidas serão emitidas em três vias, cabendo a cada um dos participantes uma das vias a qual será entregue após o encerramento da partida.
A-    As súmulas das partidas serão assinadas pelo capitão de cada equipe participante, que será responsável pela veracidade das informações prestadas e pelo técnico da mesma.
B-    As súmulas depois de conferidas e entregues a respectiva via aos clubes participantes, não poderá sofrer qualquer alteração. Em casos de agressão constará em súmula assinado pelo juiz da partida.
C-    Quando os árbitros ou mesários entenderem que aconteceram fatos graves durante o jogo, a súmula ficará retida para análise da junta disciplinar desportiva.

16-   Os atletas e membros da comissão técnica deverão ser indicados na súmula antes do início da partida, sendo vedado à inclusão de novos atletas após ter iniciado o jogo.

17-   Os clubes deverão entregar ao anotador/cronometrista a documentação de seus atletas e membros da comissão técnica, antes de iniciar a partida.

DAS APENAÇÕES

18-   Existe a JDD- Junta Disciplinar Desportiva- a qual ficará encarregada de julgar as punições sofridas pelos atletas. A JDD estará presente em todas as partidas, e julgará qualquer ato de violência cometido pelos atletas dentro ou fora da partida.

19-   Todo o atleta ou dirigente expulso ou cumprindo punição imposta pela JDD, não poderão ficar junto ao banco de reservas.

20-   O CMD e a ABAE não julgará ninguém  e nem fará comentários após a partida, isso caberá a JDD que se reunirá para julgar o fato ocorrido.

21.1- O atleta terá direito a defesa e comparecer sozinho na reunião no dia marcado pela JDD.

21-   Todo atleta, integrante, comissão técnica, que estando inscrito para o jogo ou não, que agredir física ou moralmente os árbitros ou mesários, estará suspenso previamente por trinta (30) dias. A JDD irá julgar e definir a pena definitiva com base nos dados da súmula e depoimento dos envolvidos. A punição máxima poderá chegar a 720 dias de suspensão.

22-   Todo e qualquer protesto deverá ser entregue ao C.M.D., no prazo de vinte quatro horas após o jogo, ou primeiro dia útil, com pagamento de uma taxa de R$50,00(cinqüenta reais).

23-   Jogador expulso ou suspenso por 3° cartão amarelo, caso diga ou faça agressões aos árbitros e mesários será julgado mesmo não constando em súmula.

24-   Sujeitar-se-á  ao cumprimento de suspensão automática e conseqüente de praticar a partida subseqüente o atleta, treinador  ou massagista que na mesma competição receber: UM (1) CARTÃO VERMELHO; OU TRÊS (3) AMARELOS.

25-   Os casos omissos serão resolvidos pelo CMD e conselheiros.
26-   Atleta que estiver inscrito para duas equipes não jogará o Campeonato de Futebol de Campo 2010.
27-   Os jogos começarão as 09 e 30 min da manhã, as equipes deverão estar em campo até as 10hs na parte da tarde começarão as 13hs e terão até as 13hs e 30min para entrar em campo caso contrário WO.

INSCRIÇÃO
28-   O valor da inscrição será de R$ 300,00(trezentos reais), devera ser efetuado no dia da partida impreterivelmente ou parcelados. Pagos antes do início do jogo, a equipe que não pagar antes do começo da partida perderá 06 pontos.
29-   Os atletas que estavam inscritos em 2009 por equipes que não terminaram de pagar a inscrição, tanto no futsal como no campo, não poderão jogar em 2010, enquanto não forem quitadas as dívidas.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
30-   1-Pontos.
2-Saldo
3-Gols Feitos
Pontuação
31-   1-Vitória (3) três pontos
2-Empate (1) um ponto
3- Derrota (0) nenhum ponto
Fórmula do Campeonato
1ª Fase
Jogos entre grupos: classificam-se (04) quatro de cada grupo.
2ªFase:Mata- Mata:
1°A    X    4° B
2°B    X    3° A
2°A    X    3° B
1°B    X    4°A
3ª Fase: Semifinal
1° A    X    2°B      A equipe que tiver melhor pontuação nessa fase fica com o 3º lugar.
1°B     X    2°A   
Final
Somente uma partida, em caso de empate prorrogação de 30 minutos, pênaltis.

Premiação
1° Lugar – Troféus e medalhas
2º Lugar – Troféus e medalhas
3º Lugar – Troféus e medalhas
4º Lugar – Troféus e medalhas


I Campeonato Municipal da Industria e Comércio de Futsal  2011 

Art. 1º - O  Campeonato Municipal de Industria e Comércio de Futebol de Salão 2011 será realizado de acordo com as Regras Internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e pelo que dispuser este Regulamento.
Art. 2º - Todos os procedimentos administrativos da inscrição deverão ser feitos em formulários fornecidos pelo Departamento de Esportes da SMEC preenchidos, sendo obrigatória a assinatura de todos os participantes da equipe, sendo o dirigente da equipe responsável por todos as informações.
Art. 3º - Será vedada a inclusão ou substituição de atletas depois da entrega da ficha no C.M.D ou SMEC.
Art. 4º - Para início dos jogos constarão na tabela fornecida pela SMEC com antecedência de no mínimo 05 (cinco) dias para as equipes, exceto a 1ª rodada, e também serão divulgadas nos meios de comunicação existentes no município.
Art. 5º - A classificação das equipes será por pontos ganhos adotando-se o seguinte critério:
            a) vitória - 3 pontos
            b) empate - 1 ponto
            c) derrota - 0 ponto.
Art. 6º - Ocorrendo empate na classificação, em turno, empregar-se-ão os seguintes critérios de desempate:
a) entre duas equipes:
            a.1) resultado do confronto direto, na fase.;
            a.2) maior número de vitórias;
            a.3) saldo de Gols de todos os Jogos realizados dentro do Grupo, na fase.
            a.4) maior número de Gols feitos dentro do Grupo na fase.
            a.5) menor número de Gols sofridos dentro do Grupo, na fase.
            a.6) menor número de cartões vermelhos na Competição.
            a.7) menor número de cartões amarelos na competição.
            a.8) sorteio.
b) entre três ou mais equipes:
            b.1) maior número de vitórias nas partidas realizadas entre si;
            b.2) maior saldo de gols em todos os jogos;
            b.3) maior número de gols marcados nas partidas realizadas entre si;
            b.4) menor número de gols sofridos nas partidas realizadas entre si;
            b.5) menor número de cartões vermelhos na Competição
            b.6) menor número de amarelos na Competição
            b.7) sorteio.
Art. 7º - Em caso de “WO”, além dos três pontos ganhos, para efeito de contagem será conferido o placar de 1 x 0.
Art. 8º - Em caso de empate nas partidas em que seja necessário apontar um vencedor far-se-á da seguinte maneira: Será disputado um período suplementar de 10 (dez) minutos, em (dois) tempos de 5 (cinco) minutos, sem intervalo, fazendo-se apenas a inversão de lados. Se ao término do período suplementar persistir o empate, se executarão 05(cinco) tiros livres diretos da marca penal conforme regra oficial do Futsal para determinar o ganhador.
Art. 9º - Ao goleiro é facultativo o uso de abrigo na sua parte inferior, desde que este não possua bolso, zíper, botões ou qualquer objeto contundente.
            9.1 – Aos atletas é facultativo o uso de caneleiras, porem a Administração, a SMEC e o C.M.D não se responsabiliza por qualquer dano a saúde do atleta ou lesão  causada pelo não uso de caneleiras. 
Art. 10º - O atleta punido durante as competições com:
            a) Um Cartão Vermelho: ficará suspenso automaticamente um jogo e sujeito à aplicação das penalidades previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
            b) Três Cartões Amarelos: suspenso automaticamente por um jogo.
            10.1 - O cumprimento da suspensão automática é de responsabilidade exclusiva de cada equipe, independente de comunicação oficial da Comissão Organizadora.
            10.2 – Os cartões amarelos dos atletas  serão zerados ao termino da primeira fase.
            10.2.1 – Em caso de o atleta ter recebido o terceiro cartão amarelo ou cartão vermelho na ultima partida da primeira fase, este atleta cumprira suspensão automática na primeira partida da segunda fase e estara sujeito á aplicação das penalidades previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
            10.3 - A quantidade de cartões recebidos, independente de comunicação oficial da Comissão Organizadora deste campeonato, será de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes do campeonato, através do seu controle pela segunda via da súmula das partidas entregue em todos os jogos.
Art. 11º - Quando houver coincidência de uniforme, caberá à  equipe que estiver à esquerda da tabela de jogo providenciar a troca do uniforme, no tempo máximo de 15 (quinze) minutos.
Art. 12º - Somente poderão permanecer no banco de reservas os atletas que estejam inscritos na súmula como jogadores devidamente uniformizados e mais 3 (dois) dirigentes maiores de 18 (dezoito) anos, sendo o técnico, massagista e preparador físico.
            12.1 – O técnico, massagista e preparador físico não poderão ser inscritos como jogador, se isso acontecer a equipe estará eliminada da Competição.
            12.2 – Só poderá ser inscrito como Preparador Físico, o profissional de Educação Física regularmente inscrito no CREF ou CONFEF, ou com diploma de conclusão de curso e acadêmico  que esteja cursando o curso de Educação Física previamente comprovado através de matricula concedido pela entidade educacional a qual pertença.
            12.3 – Somente poderão ser incluídos na partida, atletas que estiverem presentes na quadra até o árbitro autorizar o início da 2ª etapa.
            12.4 – Todos os atletas juntamente com o técnico e massagista, terão obrigatoriamente que apresentar documento de identidade (Carteira de Identidade, Reservista, CTPS ou Carteira de Motorista) a equipe de arbitragem antes do início da partida.
Art. 13º - Cada equipe poderá inscrever no máximo 15 (quinze) atletas até a data de 08/04/2011.
Art. 14º - Nenhum jogo poderá iniciar com menos de cinco atletas em cada equipe, e não poderá ter continuidade com uma ou ambas as equipes com menos de três atletas.
            a) se uma das equipes ficar reduzida a menos de três atletas perderá os pontos do jogo, mantendo-se o placar no caso de estar sendo derrotada, e se estiver vencendo reverte-se o placar a 1 x o para a equipe que estiver completa.
            b) se as duas forem reduzidas a menos de três atletas, concomitantemente, o jogo será considerado disputado, mas não será marcado nenhum ponto para nenhuma das duas equipes.
Art. 15º -  a equipe que por qualquer motivo se recusar a dar continuidade a uma partida, depois de dez minutos da notificação do árbitro ao capitão ou técnico, será considerada perdedora pelo placar de 1 x 0, no caso de estar vencendo, se estiver em desvantagem mante-se o resultado até o momento.
Art. 16º - Somente poderão participar atletas que trabalham no máximo em 2 (duas) empresas do ramo do Comércio sendo que devera ter no minimo dois atletas de uma das empresas inscritos,  sendo vetado a unificação de duas ou mais empresas do ramo da Industria. Não pode em ambos os casos ter atletas que não são funcionários das empresas.
            Paragrafo único: Os atletas deverão comprovar através de carteira de trabalho devidamente assinada ou contrato de trabalho assinado pela empresa para comprovação de  no mínimo 60(sessenta) dias de efetivo trabalho na empresa a qual esta inscrito para participar do Campeonato ou declaração descritiva contábil da empresa comprovando o vinculo do atleta com a empresa. Os filhos dos proprietários e sócios da empresa também poderão participar.
Art. 17º - Qualquer equipe que colocar jogador irregular em quadra, perderá os pontos da partida em favor do adversário. O placar do jogo será revertido na contagem mínima (1 x 0) em favor do adversário, para efeito de tabela de classificação e a equipe infratora estará eliminada da competição.
            17.1 - A equipe será denunciada a Comissão Disciplinar, onde será julgada e punida perante a legislação da Justiça Desportiva.
Art. 18º - As equipes terão 15 (quinze) minutos para apresentar-se na quadra devidamente uniformizadas após o horário previsto para o início do jogo, sob pena de serem declaradas perdedoras por “WO”.
Art. 19º - Será obrigatório toda equipe se apresentar com uniforme rigorosamente igual camisa, calções e meiões, não será aceito meião curto, bermudas ou shorts de bolso, inclusive as camisas deverão serem numeradas não podendo haver repetição de números.
Art. 20º – As equipes participantes dos jogos do Campeonato Municipal de Industria e Comércio de Futebol de Salão 2011, enquanto assim entender a Prefeitura Municipal de Bom Jesus e SMEC, estarão isentas de pagamento de taxa de inscrição.
Art. 21º - Todas as infrações ocorridas na competição serão aplicadas por ato administrativo da Comissão  Organizadora de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e a Legislação Desportiva Vigente.
Art. 22º - A premiação será a seguinte:
            1º Lugar: Troféu, medalhas.
            2º Lugar: Troféu, medalhas.
            3º Lugar: Troféu, medalhas.
            4º Lugar:  medalhas
            Goleador: Troféu
            Goleiro Menos Vazado: Troféu, medalha
            Equipe Mais Disciplinada: Troféu.
Art. 23º - As equipes deverão obedecer rigorosamente às normas de utilização do Ginásio Municipal de Esportes Leandrão, quando dele se utilizarem.
Art. 24º - O sistema de disputa será o seguinte:
Na primeira fase as 16 equipes inscritas serão divididas em duas chaves: “A” e “B” jogando todas contra todas dentro da chave em um único turno, classificando-se para a segunda fase as quatro primeiras colocadas de cada chave. Na segunda fase cruzam-se em jogo de ida e volta as oito equipes classificadas passando para a terceira fase as quatro equipes vencedoras dos confrontos. Na terceira fase será feito sorteio das quatro equipes classificadas para definir os confrontos em jogos de ida e volta, saindo os dois vencedores para disputar a final e os dois perdedores para disputa de terceiro e quarto lugar em dois jogos de ida e volta.
Art. 25º – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer entidade organizadora da competição, não se responsabilizará por despesas de transporte, bem como por qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer com atletas e dirigentes durante a realização do campeonato dentro das dependências do ginásio ou fora dele.
Art. 26º- Os jogos serão de 24 minutos corridos e 1(o ultimo) cronometrado. Cada equipe tem o direito a um tempo por período.
Art.  27º – Os jogos serão realizados as segundas e quintas – feiras a partir das 20h podendo ser realizados também em outros dias da semana se houver necessidade.
Art. 28º - A Equipe que não Comparecer para a disputa da Partida programada na Tabela, ou comparecer fora do horário marcado, será dada como perdedora por WO e automaticamente eliminada da Competição, e o placar será de 1 x 0 para a Equipe adversária. Para efeito de classificação, todos os jogos  por realizar, serão de 1 x 0, não sendo computado gols para definir artilheiro, e os jogadores e comissão técnica da equipe que não compareceram para o jogo, inscritos na mesma, não poderão se inscrever e participar de nenhum evento ou Campeonato de Futsal organizado pela SMEC, por 01 ( um ) ano. A penalidade será automática e independe de julgamento pela Comissão Disciplinar.
Art. 29 º - Em caso de denúncia, o denunciante fará acompanhar da denúncia, provas concretas do ato denunciado, sem provas não terá validade a denúncia.
            Parágrafo único: Caberá ao Denunciado apresentar provas de sua inocência,  no ato do seu julgamento.
Art. 30º - Qualquer equipe, que por ventura venha entrar com recurso, deverá proceder da seguinte forma:
            30.1- Deverá encaminhar a Comissão Organizadora do evento o referido recurso.
            30.2- Deverá ser assinado pelo representante legal da equipe e tendo base legal, inclusive com provas necessárias.
            30.3- O prazo legal para entrar com o recurso será até as 17 horas do 1º dia útil após a realização da  partida.
            30.4- Toda prova cabível de possível irregularidade de alguma equipe ou atleta, será de total responsabilidade da equipe que impetrou o determinado recurso.
            30.5- Qualquer recurso impetrado, será julgado pela Comissão Disciplinar.
Art. 31º - Cada Equipe poderá fazer um número indeterminado de substituições, a qualquer tempo de jogo, sem a necessidade da partida estar paralisada.
            Parágrafo único: Poderão ficar no banco de reservas, juntamente com os Atletas o Técnico e Massagista, devendo seus nomes ser de anotação obrigatória em Súmula, pelo mesário. O número máximo de Atletas reservas para substituições, é de ( 07 ) Sete. Um Atleta que tenha sido substituído poderá voltar em substituição a outro, devendo fazê-lo pela lateral na zona demarcada ao lado do seu banco de reservas, mas nunca antes de o atleta substituído transpor completamente a linha lateral.
            Parágrafo único: o atleta que for expulso da quadra de jogo, não poderá permanecer no banco de reservas, e somente após ( 02 ) dois minutos decorridos da expulsão a equipe poderá se recompor, fazendo-o quando a bola estiver fora de jogo e autorizado pelo mesário.
Art. 32º - Quando uma rodada do Campeonato tiver que ser cancelada, por motivo qualquer, a SMEC colocará aviso na imprensa local e se possível comunicara as equipes envolvidas em tempo hábil e posteriormente comunicara a nova data de realização da rodada.
Art. 33º - Quando uma determinada partida for interrompida por motivo de força maior, ela será reiniciada no ponto em que foi interrompida, em dia e hora determinada pela Comissão Organizadora, podendo participar da próxima partida somente os jogadores, comissão técnica e massagista relacionado na súmula da partida interrompida.
Art. 34º - Havendo falta de energia elétrica, situação climática excepcional ou outro motivo de força maior, o prazo de espera para início ou continuação do jogo será de 30 (trinta) minutos. caso não seja possível a realização ou continuação do jogo o anotador e o árbitro deverão apresentar um relatório detalhado para a organização, que posteriormente decidirá a respeito.
Art. 35º - As datas e horários dos jogos serão elaborados pela organização, e não serão alterados, também não serão aceitos acordos que pretendam adiar os jogos para data posterior, salvo determinação da organização.
Art. 36º - Em hipótese alguma será mostrado pelo departamento de esportes, ficha de inscrição, súmulas, ou qualquer outro documento das equipes para as equipe oponentes.
Art. 37º - O dirigente que não comparecer e nem mandar representante as reuniões convocadas pela SMEC, deverá acatar na integra as decisões tomadas.
Art. 38º - As Pessoas Jurídicas e as Físicas que vão participar do Campeonato Municipal de Industria e Comércio de Futsal de Salão 2011, são consideradas conhecedoras da Legislação Esportiva aplicável e da disposição contidas neste Regulamento.
Art. 39º - As equipes que participarão desta Competição, são consideradas conhecedoras das leis desportivas nacionais que regem o futsal e deste regulamento, e se submeterão sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dele passa emanar.
Art. 40º - Os casos não previstos neste regulamento, omissos ou duvidosos serão resolvidos pela SMEC e Comissão Organizadora, ouvidos os interessados.

Campeonato de Futsal Veterano 2011

1- O Campeonato Citadino de Futsal, promovido pelo C.M.D. tem por objetivo incentivar a pratica esportiva e integrar os desportistas.

2- Nas partidas de futsal entre as equipes inscritas no C.M.D. serão adotadas oficialmente as leis da FIFA e o que constar neste regulamento.

3- Os jogos do Campeonato terão início na hora marcada no carnê, com tolerância de 10 minutos. Após este período dar-se-á W. O.

4- Qualquer comum acordo entre os participantes, deverá ter o consentimento do C.M.D.

5- O atleta escrito por uma equipe, não poderá trocar de equipe durante o campeonato.

6- Cada equipe poderá inscrever até quinze (15) atletas.

6.1- Todos os atletas inscritos deverão apresentar comprovante de residência (xerox) juntamente com a ficha de inscrição.

6.2- Os atletas deverão apresentar documento com foto somente na primeira partida, para fins de comprovar inscrição.  

7- A equipe que utilizar jogadores irregularmente inscritos perderá seis (6) pontos na contagem geral e ganhará três (3) a equipe adversária.

8- Cada equipe deverá apresentar durante seus jogos uma bola em condições e uniforme completo (meias, calção e camisetas numeradas)

9- Em caso de duas equipes possuírem uniformes iguais, aquela que estiver à esquerda do carnê deverá mudá-lo.

10- Somente poderão fazer parte do banco os seguintes elementos: Sete (7) atletas reservas, um (1) técnico, um (1) massagista e um (1) médico, todos devidamente inscritos.

11- Somente poderão participar de jogos oficiais pelas associações disputantes os atletas regularmente inscritos no C.M.D.

12- Os jogadores que chegarem após o início da partida, até o final da primeira etapa, estando inscritos na súmula poderão jogar na partida iniciada.
12.1 – As partidas terão duração de 25 minutos corridos por tempo. O cronômetro só será parado nos pedidos: de tempo técnico, bola fora da quadra e quando o arbitro da partida ordenar.

13-A equipe que ocasionar o um (1) W.O estará automaticamente eliminada do campeonatos realizados  pelo C.M. D do recorrente ano (2011).
                                                                                                                           
14- Cartões amarelos e vermelhos só terão validade se constados em súmula. 
A-    As súmulas das partidas serão assinadas pelo capitão de cada equipe participante, que será responsável pela veracidade das informações prestadas e pelo técnico da mesma.
B-    As súmulas depois de conferidas e entregues a respectiva via aos clubes participantes, não poderá sofrer qualquer alteração.

15-   Os atletas e membros da comissão técnica deverão ser indicados na súmula antes do início da partida, sendo vedado a inclusão de novos atletas após ter iniciado o jogo.

16-   Os clubes deverão entregar ao anotador/cronometrista a documentação de seus atletas e membros da comissão técnica, antes de iniciar a partida.


DAS APENAÇÕES

17-   Existe a JDD -Junta Disciplinar Desportiva-a qual ficará encarregada de julgar as punições sofridas pelos atletas.

18-   Todo o atleta ou dirigente expulso ou cumprindo punição imposta pela JDD, não poderão ficar junto ao banco de reservas.

19-   Todo atleta ou integrante comissão técnica que estando inscrito para jogo ou não, que agredir fisicamente ou moralmente os árbitros ou mesários, estará suspenso previamente por trinta (30) dias. A JDD irá julgar e definir a pena definitiva com base nos dados da súmula e depoimento dos envolvidos. A punição máxima poderá chegar a 720 dias de suspensão.

20-   Jogador expulso ou suspenso por 3º cartão amarelo, caso diga ou faça agressões aos árbitros e mesários será julgado, mesmo não constando em súmula..

21-   Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e conseqüente impossibilidade se praticar na partida subseqüente o atleta, treinador ou massagista que na mesma competição receber:

UM (1) CARTÃO VERMELHO; OU TRÊS (3) CARTÕES AMARELOS.

22-   O C.M.D. não se responsabilizará por qualquer lesão ou furto ocorridos durante a competição.


23-   Os casos omissos serão resolvidos pelo C.M.D e conselheiros.


Inscrição

24-   O valor da inscrição será de R$150,00 (cento e cinqüenta reais), deverá ser efetuado até o dia impreterivelmente ou parcelados em R$15,00 (quinze reais) por partida sendo pagos antes do início do jogo.

*** Das inscrições dos atletas:
       Goleiros – 30 anos completos no início do campeonato. Poderá ser inscrito um goleiro de 30 anos completos (1) por equipe e somente poderá jogar no gol.
       Jogadores de linha: somente de trinta e quatro (34) anos completos ou acima  no início do campeonato.



CRITÉRIOS DE DESEMPATE

25-   1- Pontos
2- Número de vitórias na fase
3- Saldo de gols na fase
4- Maior nº de gols feitos na fase
5- Sorteio


Pontuação

26-   1- Vitória três pontos (3)
2- Empate um ponto (01)
3- Derrota zero ponto (00)

27-   Havendo empate nas partidas semifinais e finais: prorrogação de dois tempos de cinco (5) minutos sem morte súbita e persistindo o empate penalidades máximas. O Saldo de gols não contará como desempate.

FÓRMULA DO CAMPEONATO
1ª Fase

28-   As equipes jogam em turno único, todos contra todos. Classificando-se oito primeiros colocados.

2ª Fase

29-   Os oito classificados  jogam em uma partida eliminatória na seguinte ordem:
A-   1º   X      8º
B-   2    X      7º
C-   3    X       6º
D-   4    X       5º

3ª Fase
Vencedor jogo 1       X    Vencedor jogo 3
Vencedor jogo 2       X    Vencedor jogo 4



4ª Fase Final

Decisão 3º Lugar (1 jogo)
Perdedores da semifinal

Decisão Campeonato
 Vencedores da semifinal

Premiação

1º Lugar - troféu
2ºlugar - troféu
3º lugar – troféu
4ª Lugar- medalhas

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